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FAQ (Frequently Asked Questions) - Perguntas frequentes

Como funciona o plano base de troca?
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Entregando seu equipamento antigo (funcionando ou não) em um dos nossos distribuidores Rowa, é possível adquirir um novo equipamento a um preço especial e com 2 anos de garantia! Verifique as condições e tenha sempre o melhor da tecnologia Rowa! Graças aos materiais utilizados em nossos produtos, grande parte dos componentes podem ser reciclados. Dessa maneira, nós colaboramos juntos no cuidado e preservação do meio ambiente. Ficou com alguma dúvida? Assista ao vídeo em nosso canal do YouTube, ou entre em contato conosco.
Como faço para revender os produtos Rowa?
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Para revender nossos produtos é necessário possuir CNPJ, e a empresa deve ser uma loja/ revenda de material hidráulico, construção ou outros similares. Caso sua empresa não se encaixe nesta descrição, a compra pode ser realizada em uma de nossas revendas.
Qual a revenda mais próxima da minha região?
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Para descobrir nosso parceiro mais próximo, favor entrar em contato conosco pelo Whatsapp 11 98263-3598 ou e-mail sac@bombasrowa.com.br nos informando seu CEP ou bairro de referência.
Como faço para adquirir peças de reposição?
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Caso seja nosso cliente, você pode realizar o pedido de peças de reposição através de nosso portal de vendas, caso contrário, entre em contato com uma de nossas assistências técnicas autorizadas. Em caso de dúvidas favor entrar em contato conosco pelo 0800-000-1650 / Whatsapp 11 98263-3598 ou e-mail vendaspecas@bombasrowa.com.br.

Como aciono a garantia do meu produto?
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Se o seu produto está dentro da garantia, procure a assistência técnica autorizada mais próxima com sua nota fiscal de compra em mãos. A garantia se dá em caso de defeito de fabricação, fique atento ao manual para não perder sua garantia.

Solicite atendimento da assistência técnica mais próxima de você através dos nossos contatos: 0800-000-1650 / WhatsApp: (11) 98263-1135 / E-mail: atec@bombasrowa.com.br

Preciso de um pressurizador para minha residência. Posso comprar direto com a Rowa?
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A Rowa do Brasil não realiza vendas diretas, para comprar e revender nossos produtos é necessário possuir CNPJ, e a empresa deve ser uma loja/ revenda de material hidráulico, construção ou outros similares. Caso sua empresa não se encaixe nesta descrição, a compra pode ser realizada em uma de nossas revendas.
Para descobrir nosso parceiro mais próximo, favor entrar em contato conosco pelo Whatsapp 11 98263-3598 ou e-mail cadastro@bombasrowa.com.br nos informando seu CEP ou bairro de referência.
Qual a Assistência Técnica Autorizada mais próxima da minha região?
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Solicite atendimento da assistência técnica mais próxima de você através dos nossos contatos: 0800-000-1650 / WhatsApp: (11) 98263-1135 / E-mail: atec@bombasrowa.com.br

Se estiver fora de nosso horário de atendimento, acesse: https://www.bombasrowa.com.br/assistencias

Quanto tempo tem a garantia dos produtos Rowa?
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A linha tradicional Rowa possui 02 anos de garantia, a linha RW possui 01 ano de garantia. Em caso de dúvidas, consulte seu manual.
Esse produto realmente é silencioso?
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Os produtos da linha tradicional Rowa utilizam uma tecnologia sem rolamentos, e, portanto, são as mais silenciosas do mercado.
O equipamento vai pressurizar a casa toda?
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O equipamento que estiver bem dimensionado, com a instalação adequada, irá pressurizar todos os pontos interligados a ele. Caso tenha dúvidas em seu dimensionamento, clique aqui para fazer uma simulação, ou entre em contato com nosso time técnico através do Whatsapp 11 98263-1135 ou e-mail atec@bombasrowa.com.br.
Como saber qual bomba ideal para minha instalação?
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Para saber o equipamento indicado no seu caso, clique aqui e faça uma simulação, ou entre em contato com nosso time técnico através do Whatsapp 11 98263-1135 ou e-mail sac@bombasrowa.com.br.
Pressurizador desliga sozinho
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Leia o manual. Verifique se sua instalação hidráulica está adequada ao manual, bem como se sua instalação elétrica está funcionando conforme desejado. Caso esteja tudo ok, entre em contato com uma assistência técnica autorizada para lhe auxiliar, ou entre em contato com nosso time técnico através do Whatsapp 11 98263-1135 ou e-mail sac@bombasrowa.com.br. Clique aqui para consultar a assistência mais próxima.
Pressurizador não liga
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Leia o manual. Verifique se sua instalação hidráulica está adequada ao manual, bem como se sua instalação elétrica está funcionando conforme desejado. Caso esteja tudo ok, entre em contato com uma assistência técnica autorizada para lhe auxiliar, ou entre em contato com nosso time técnico através do Whatsapp 11 98263-1135 ou e-mail sac@bombasrowa.com.br. Clique aqui para consultar a assistência mais próxima.

Possível causa
  1. Falta de suprimento elétrico;
  2. Alimentação direta do circuito sanitário com tubulação independente do pressurizador;
  3. Diâmetros da tubulação insuficientes, para as vazões e pressões requeridas;
  4. Válvula de esfera de recalque fechada;
  5. Válvula de esfera do by-pass aberta;
  6. Reservatório superior (caixa d’água) ou inferior (cisterna) SEM água ou falha da boia elétrica; 
  7. By-pass mal dimensionado;
  8. Eixo bloqueado.

Análise/ Solução

  1. Verifique se a conexão elétrica é a adequada e que haja tensão na linha de corrente que alimenta o equipamento. O equipamento deve começar a funcionar ao ser ligado;
  2. Verifique se o suprimento de água provém somente do reservatório. Fechando a válvula esférica do recalque do equipamento, verifique se não sai água por nenhum ponto de consumo;
  3. Verifique a regulagem do equipamento (veja manual de instalação);
  4. Verifique se as válvulas de esfera de alimentação e de recalque estão abertas e se a válvula de esfera do by-pass está fechada;
  5. Fechar o by-pass;
  6. Verifique se o reservatório tem água. Se o reservatório estiver vazio ou semi-vazio, é muito provável que o controle do nível da água esteja interrompendo o circuito de alimentação elétrica, fazendo com que o equipamento não ligue até a água do reservatório atingir um nível aceitável;
  7. A construção do by-pass deverá ser feita com registro esférico de metal ou retenção de mola em metal. Caso exista válvula de gaveta ou retenção de portinhola, ela deverá ser imediatamente trocada. Nos equipamentos da linha press, pode acontecer que a pressão na linha de by-pass seja maior do que a pressão de partida, fazendo com que ele não ligue (este último item é aplicado apenas aos casos em que o by-pass possui válvula de retenção);
  8. Eixo bloqueado por causa de impurezas ocasionais, que podem ser removidas girando o eixo com uma chave de fenda introduzida através da janela de inspeção.
Pressurizador com pouca pressão
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Leia o manual. Verifique se sua instalação hidráulica está adequada ao manual, bem como se sua instalação elétrica está funcionando conforme desejado. Caso esteja tudo ok, entre em contato com uma assistência técnica autorizada para lhe auxiliar, ou entre em contato com nosso time técnico através do Whatsapp 11 98263-1135 ou e-mail sac@bombasrowa.com.br. Clique aqui para consultar a assistência mais próxima.
Erro no variador de frequência
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Leia o manual. Verifique se sua instalação hidráulica está adequada ao manual, bem como se sua instalação elétrica está funcionando conforme desejado. Caso esteja tudo ok, entre em contato com uma assistência técnica autorizada para lhe auxiliar, ou entre em contato com nosso time técnico através do Whatsapp 11 98263-1135 ou e-mail sac@bombasrowa.com.br. Clique aqui para consultar a assistência mais próxima.
Luz vermelha acesa
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Possíveis causas
  • O produto trabalhou sem água ou despurgado;
  • Equipamento desregulado;
  • Caixa d’água sem água.
Análise/ Solução
  • Logo após solucionar a falta de água, pressionar o botão RESET para que o equipamento inicie o funcionamento. Se não realizar nenhuma ação, o equipamento verificará automaticamente (em intervalos de 5 minutos) até que o problema de falta de abastecimento de água se resolva, assim, o equipamento restabelecerá o funcionamento por si mesmo.
Entra em funcionamento e para constantemente
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Possível causa
  1. Válvula de retenção original inexistente, inadequada, obstruída, travada ou colocada incorretamente (na saída do equipamento);
  2. Existe uma perda importante na instalação;
  3. Falta ou excesso de pressão de ar no vaso de expansão.

Análise/ Solução

  1. Controlar e substituir a válvula de retenção. Em casos de se encontrar na saída do equipamento, deverá ser retirada e colocada na entrada (sucção) do equipamento. (ver manual de instalação);
  2. Utilizar um manômetro para verificar a estanqueidade da instalação;
  3. Verificar a pressão correta no vaso de expansão. Para realizar o reparo em garantia, chame uma assistência técnica credenciada, não retire o selo de segurança que está na tampa do vaso de expansão.
Há ruídos na partida, parada ou durante o funcionamento
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Possível causa
  1. Equipamento desregulado;
  2. Válvula de retenção obstruída;
  3. Tubulação solta ou mal instalada;
  4. Equipamento com problemas técnicos.
Análise/ Solução
  1. Purgar o equipamento como indica o manual;
  2. Controlar e substituir a válvula de retenção;
  3. Em alguns casos, as instalações sanitárias são aquelas que geram um ruído que transmitem à estrutura da casa, pois contém água pressurizada circulando no interior;
  4. Entre em contato com o serviço técnico da Rowa do Brasil.
Entra em funcionamento e para constantemente
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Possível causa
  1. Diâmetros de tubulação insuficientes para as vazões e pressões requeridas;
  2. Entrada de ar na tubulação de sucção;
  3. Elementos sólidos obstruindo o rotor do equipamento;
  4. Válvula esférica do by-pass aberta;
  5. Dreno ou respiro aberto;
  6. Equipamento mal dimensionado;
  7. Impurezas na instalação;
  8. Tensão de alimentação inadequada;
  9. Registros sem abrir;
  10. Sentido de rotação invertido.
Análise/ Solução
  1. A vazão e a pressão serão reduzidas em função do diâmetro, distância, curvas, cotovelos e outros elementos resistentes que forem aparecendo no percurso da instalação;
  2. Verifique a existência de defeito na tubulação de sucção que permita a entrada de ar no impulsor do equipamento, fazendo com que ele perca o escorvamento. Conserte;
  3. Realize a limpeza do reservatório de abastecimento e remoção de elementos sólidos obstruindo o bocal do rotor;
  4. Feche o by-pass;
  5. Anule o dreno ou respiro logo em sua origem;
  6. Substitua o equipamento pelo modelo adequado às suas necessidades;
  7. Limpe e/ou desentupa os filtros e/ou quebras-jato das torneiras ou aparelhos (máquinas de lavar roupa ou louça, etc);
  8. Verifique se a tensão de alimentação confere com a indicada no rótulo do equipamento;
  9. Verifique todos os registros da instalação para comprovar que nenhum esteja fechado ou semifechado;
  10. Verifique o sentido de rotação e, no caso de motores trifásicos, troque as posições de duas fases entre si.
Equipamento liga, mas não desliga
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Possível causa
  1. Vazamentos visíveis nos pontos de consumo;
  2. Vazamentos na instalação sanitária;
  3. By-pass aberto e/ou válvulas de esfera fechadas;
  4. Alimentação direta ao circuito sanitário através de tubulação independente ao pressurizador;
  5. Dreno ou respiro expelindo água;
  6. Refluxos nos casos em que é pressurizada uma única tubulação de água (fria ou quente);
  7. Equipamento que perde escorvamento;
  8. Entrada de ar na tubulação de sucção;
  9. Reservatório (cisterna ou caixa d’água) sem água.
Análise / Solução
  1. Conserte fugas em torneiras e/ou vasos sanitários;
  2. Verifique se na instalação não há vazamentos, fechando o registro esférico no recalque do equipamento;
  3. Verifique se as válvulas de esfera de alimentação e recalque estão abertas e que a válvula de esfera do by-pass está fechada;
  4.  Verifique se o suprimento de água provém somente do reservatório. Fechando a válvula de esfera do recalque no equipamento, verifique se não sai água por nenhum ponto de consumo;
  5. Caso na instalação exista um dreno ou respiro deverá ser anulado logo em sua origem;
  6. Feche os registros de gaveta do coletor que pertençam a tubulações não pressurizadas. Se o equipamento parar, ficará comprovada a existência de refluxo;
  7. Purgue corretamente o equipamento e a instalação como indicado no manual de instalação;
  8. Verifique a existência de defeitos na tubulação de sucção que provoque entrada de água no equipamento, fazendo com que perca o escorvamento. Conserte o defeito;
  9. Espere que tenha água no reservatório.
Causa frequentes de perda de garantia
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A garantia não será estendida nem cobrirá o equipamento nem nenhuma das suas partes que, a critério da Rowa, tenham se desgastado ou deteriorado no tempo de garantia, por causa do uso nas seguintes condições:

Bobinado queimado, superaquecido ou com fugas de corrente
  1. Se o equipamento tiver sido instalado na intempérie ou submetido a respingos ou gotejamentos, permitindo a entrada d’água no motor, provocando que o mesmo queime ou tenha fuga de corrente.

Corpo motor quebrado ou deteriorado
  1. Batidas ou maus-tratos durante o traslado, instalação e/ou funcionamento não atribuíveis ao fabricante nem ao vendedor.
  2. Instalação com golpes de aríete.
  3. Congelamento.

Corpo espiral quebrado ou deteriorado
  1. Batidas ou maus-tratos provocados por uma instalação deficiente.
  2. Se o equipamento foi instalado onde existe uma coluna d’água sobre o mesmo que excede a pressão estática máxima (6 kg/cm² para os produtos da linha Bronze e MAX 4 kg/cm² para a linha Tango PRESS) isso provocará, provavelmente, a quebra do corpo impulsor.
  3. Instalação com golpes de aríete.
  4. Tensões por tubulações rígidas mal alinhadas com a entrada e saída (recalque) do produto.
  5. Fixação incorreta do equipamento.
  6. Equipamento instalado perto de uma fonte geradora de calor (Fornos, boilers, caldeiras, etc.)
  7. Congelamento.

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